Todos têm medo de falar em público

Todos Têm Medo de Falar em público

 

Ao longo de mais de 30 anos ministrando treinamentos de oratória constatei que já na primeira aula todos os alunos se surpreendem com os relatos das dificuldades de pessoas de diversas áreas.

 

Algumas até com desenvoltura na fala declaram que sofrem muito para conseguirem se expressar e ocupar um espaço de evidência.

 

Precisamos acreditar que não basta dominar um tema para garantir o sucesso na comunicação.

 

O que verdadeiramente importa é perceber que a limitação é nossa incapacidade de interagir através da fala em razão de nossas conexões emocionais não estarem bem entendidas.

 

Não sabemos nos relacionar da melhor forma. Temos muitas inseguranças que são o resultado de interações emocionais pobres e mal direcionadas.

 

Emoção e Valor

 

Nossa criação em regra esquece valores relevantes que só mais tarde ao longo da vida vamos aprendendo. Só para exemplificar: nos é dito que não podemos errar ou o próprio meio afirma isso. Começa o problema.

 

São gatilhos emocionais negativos que nos assombram durante toda vida!

 

Mais alguns: Seja homem, homem não chora. Você tem que ser perfeito!

 

Existem muitos! Relacione pelo menos uns três da sua própria experiência de vida. Pode ajudar a desbloquear padrões errados que foram implantados no seu inconsciente.

 

O Aluno Procurador

 

Relato uma história que vale a pena contar. Tive um aluno que era procurador da república e detinha notório saber jurídico.

 

Ele declarou isso em sala mas quando tentou falar na tribuna foi um desastre, parecia um menino, pois não sabia lidar com a situação.

 

Vejam só. Para uma pessoa ocupar o cargo de procurador da república ela estudou muito, sabe muito e tem habilidades. No entanto falar era um problema sério na vida desta pessoa.

 

Atitude

 

Fui obrigado a intervir e chamar a atenção de alguns alunos que estavam menosprezando o aluno procurador.

 

Essa é a chave. O aluno não teve atitude para se fazer respeitar e eu pude ajudar. Nem sempre existirá alguém perto para te socorrer e temos que aprender a corrigir nossas atitudes em público. Não tema.

 

Faça acontecer!

 

Abraço.

 

Prof. Jorge Telles

Diretor do IOE

Instituto Oratória Emocional

www.oratoriaemocional.com.br

 



Deixe uma resposta

WeCreativez WhatsApp Support
Tire dúvidas e faça sua inscrição de forma rápida pelo WhatsApp!
👋 Olá, como podemos ajudar?