O Olhar Otimiza a Comunicação

Olhar para a plateia ou ser observado causa uma sensação de invasão psicológica que para algumas pessoas é insuportável. Existe até um ditado popular muito explorado que afirma que os olhos são a janela da alma. Verdade ou não o fato é que o olhar atento das pessoas incomoda muito. 
Você já se imaginou numa situação onde as pessoas evitassem olhar para você quando estivesse proferindo uma palestra?  O seu desconforto seria muito maior do que ser olhado pelo público.
Tome a iniciativa do primeiro contato e adote algumas estratégias inteligentes!:
a)       Quando for anunciado levante com calma caminhe até o palco e olhe as pessoas demonstrando segurança. Evite olhar para o alto ou fingir que a plateia não está no local.
b)       Ao subir no palco ou se posicionar na frente do auditório não tenha pressa para iniciar a fala. Respire, caminhe e cumprimente algumas pessoas com as quais já tenha conversado antes do início do evento; logo, busque contato prévio.
c)       Estabeleça uma relação de respeito mútuo ao iniciar sua exposição. Combine a forma de responder as perguntas. Demonstre interesse e afirme que a palestra ou aula que você vai ministrar será uma conversa divertida. Agindo assim você ganhará segurança para iniciar.
d)       Defina alguns pontos para o contato visual. Três pontos na forma do triângulo. Depois o quadrado (quatro pontos) e finalmente dirija o olhar para seis pontos na forma de uma ampullheta. Se você tomar a iniciativa do contato visual se utilizando dos pontos, vai ter o controle do público.
 
Através do olhar você controla, dirije e seduz. Não abra mão desse canal não verbal.
O  Canais não Verbais Representam 55% do Potencial de Comunicação do Homem

www.oratoriaemocional.com.br 

Com o olhar você faz um contato real com as pessoas. Olhando com naturalidade você invade a área de segurança de cada ouvinte e domina a situação.
Em recente pesquisa na Universidade da Califórnia – EUA, o pesquisador Albert Merabian descobriu que a palavra representa apenas 7% do potencial de comunicação do homem, a voz 38% e os canais não verbais 55%. Dentro dos canais não verbais ele identificou o olhar, o gestual, a postura e o silêncio.
Não há como negar essa evidência. É surpreendente mas é verdade. Otimizar nossa comunicação significa potencializar os canais não verbais.

Para  Enxergar Melhor os Outros é Fundamental ter Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é difícil. É preciso  iniciar um diálogo interno sincero e perceber nossas fragilidades e inseguranças. A cada experiência aprender e não cometer os mesmos erros. Não desanime diante dos obstáculos eles são pérolas que precisamos valorizar na caminhada do crescimento pessoal e profissional.
Jorge David Telles
Diretor/Instrutor 
IOE – Instituto  Oratória  Emocional