COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL – DF. ORATÓRIA NÃO VERBAL – BRASIL. A ORATÓRIA NÃO É A ARTE DA PALAVRA??

É comum lermos artigos e comentários sobre a definição de Oratória e ao mesmo tempo sermos confrontados com informações e conhecimentos disseminados na Internet de que a Linguagem Corporal ou não verbal é mais importante que a própria fala.

INSTITUTO ORATÓRIA EMOCIONAL

Onde a verdade? Você tem alguma ideia??

Primeiro é importante perceber que a definição histórica de oratória precisa ser atualizada. A oratória não é um dom e nem é apenas a arte da palavra.

É sim uma competência que qualquer profissional pode desenvolver através de um treinamento profissional e do exercício contínuo da fala em diversos ambientes para gerar segurança e desenvoltura.

A primeira manifestação relevante sobre a importância da oratória não verbal foi o livro O Corpo Fala de Pierre Weil que até hoje é um clássico respeitado na área da comunicação não verbal.

Em 1971, esse especialista e psicólogo da Universidade da Califórnia, à época, elaborou uma pesquisa pioneira que constatou uma realidade surpreendente até nossos dias.

O Dr. Albert Mehrabian dividiu a pesquisa em três pilares: a relevância da PALAVRA na comunicação, da VOZ e dos CANAIS NÃO VERBAIS (gestos, estética corporal, olhar e pausas)

Resultado:

A palavra provoca um impacto de APENAS 7% no público.


A voz impacta: 38%


Os canais não verbais provocam uma ressonância de: 55%.


Os números falam por si só!  Essa pesquisa foi repetida em diversas Universidades em todo mundo e os resultados foram confirmados.

Alguns especialistas discordam mas em geral há um consenso mundial que precisamos desenvolver estas competências para alcançarmos o sucesso numa intervenção em público.

Na linha histórica surgiu outro psicólogo referência na área. O Dr Howard Gardner que descobriu as Inteligências Múltiplas e confirmou a pesquisa do Dr. Albert.

Nessa direção de pesquisa, o Dr. Daniel Golleman consagrou o conceito de Inteligência Emocional que confirma a relevância dos canais não verbais da comunicação.

Nosso espaço é restrito mas necessário para sugerir um alerta: se você realmente deseja potencializar suas habilidades de comunicação é preciso dominar os canais não verbais da comunicação.

Sucesso a todos.

Prof. Jorge Telles
Diretor do IOE



Deixe uma resposta